Os repasses do Governo estadual diminuíram em torno de 34% na região sudoeste em 2013. É o que aponta pesquisa do Portal RBJ, baseada em reportagem da Gazeta do Povo, na última segunda-feira. Os valores calculados dizem respeito à convênios firmados entre Estado e município, diferentes das transferências constitucionais como IPVA e ICMS, onde o governo é obrigado a repassar aos municípios.

O município de Palmas recebeu em 2012 o montante de R$ 799.770,00, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em 2013, os repasses sofreram uma queda de 72%, quando foram transferidos R$ 227.591,00 para as contas do município.

Na região, apenas Francisco Beltrão, Honório Serpa e Vitorino tiveram aumento nos repasses com relação à 2012. Já os municípios de Bela Vista da Caroba, Pranchita, Realeza, São João, São Jorge D’Oeste e Saudade do Iguaçu não possuem registro de transferências deste gênero.

Os motivos apontados para essa diminuição nos repasses foram as dificuldades financeiras que o Paraná vem enfrentando e a transição nas administrações municipais entre 2012 e 2013. Em Palmas, por exemplo, a cadeira de Chefe do Executivo trocou de mãos por 3 vezes, num intervalo de 9 meses.

Veja a tabela