Autor da lei que institui a Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná, o deputado Reichembach solicitou ao governador Ratinho Junior por meio de um requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, a implantação de Centros de Referências dos Idosos nos municípios de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Reichembach destaca que a proposta de implantar Centros de Referências de Idosos no estado consta no plano de governo e é de extrema importância. “A construção de novos Centros certamente trará melhor qualidade de vida não só aos idosos, mas às famílias dessas pessoas, pois é um projeto de grande alcance social”, afirma.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), o Paraná terá perto de 1,8 milhão de pessoas com 60 anos ou mais em 2020. Estimativas do Governo do Estado apontam que, até 2040, o Paraná terá 118 idosos para cada 100 crianças, dados que comprovam o aumento na expectativa de vida da população e a necessidade de políticas públicas voltadas para este segmento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A proposta, além de envolver diretamente a área da saúde, também encontra ligação com outras áreas essenciais como assistência social, família, englobando a prevenção de acidentes e o aumento na qualidade de vida”, conclui o deputado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Reichembach é autor da lei 18.952/2017, que institui a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. A lei prevê ações em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretarias Municipais e suas regionais, com o objetivo de orientar a população idosa e suas famílias sobre mudanças de hábitos que podem evitar quedas e acidentes dentro de casa.

Fonte: Assessoria