Por Everton Leite

Francisco Beltrão sofreu com as enchentes ocorridas em abril de 2010 onde muitas pessoas foram prejudicadas e praticamente perderam tudo. Após essa data, o prefeito Wilmar Reichembach determinou que fosse feito um estudo para apontar os locais mais críticos e que tipos de ações deveriam ser tomadas para que eventos como esse, não causasse mais prejuízos para a população. Por isso, de lá para cá, um amplo estudo foi feito na área urbana e rural de Francisco Beltrão. Ontem, 22, no gabinete da prefeitura o engenheiro Agronomo, Ricardo Kurten, responsável pela empresa Iguassu Consultoria, fez a entrega do plano diretor de contenção de cheias do Rio Marrecas com propostas e ações eficazes contra cheias e enchentes recorrentes de enxurradas.

Durante o estudo foi comprovado também que o problema da estiagem é tão grave, quanto as enchentes. Por isso, soluções para combater os períodos de seca também foram apontadas.

Recentemente a presidenta Dilma Roussef anunciou um plano nacional de prevenção contra desastres, onde Francisco Beltrão está entre os municípios contemplados do Paraná.

O major Norton Alexandre Kapp, comandante do Corpo de Bombeiros e presidente da comissão especial de prevenção e combate as enchentes também participou do evento na prefeitura, exaltou o trabalho realizado e afirmou que gostaria que o trabalho tivesse continuidade no próximo ano, quando mudará a administração municipal.