Na manhã de segunda, 10, o deputado Reichembach (PSC) participou de audiência pública sobre o descarte de carcaças de animais em propriedades rurais do estado. O evento foi proposto pelo deputado Schiavinato (PP), que faz parte da Frente Parlamentar Ambiental e da Agroecologia da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A audiência contou com a presença de membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, dos blocos Agropecuário e da Agricultura Familiar da Alep, de representantes da Secretaria de Agricultura do estado e Agência de Defesa da Agropecuária do Paraná.

Também compareceram entidades como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), membros de frigoríficos e de associações de produtores de animais. O evento foi convocado para a discussão do descarte das carcaças, que envolve desde transporte, conservação e destinação final dos detritos.

Para Reichembach, a audiência tem grande relevância por tratar de um assunto frequente no Sudoeste do Paraná. “Na região temos a situação recorrente de falta de energia em algumas propriedades, o que causa a perda de muitos animais, principalmente aves, por isso é importante acompanharmos este assunto de perto”, afirma o deputado.

Reichembach compôs a mesa do evento, que ainda debateu o impacto econômico e ambiental do descarte incorreto das carcaças de animais, os riscos de contaminação do lençol freático e solo, e também uma regulamentação desta prática que pode fortalecer as importações no estado.