Na manhã de hoje, 09, o deputado Reichembach (PSC) fez a primeira reunião para promover ações de fortalecimento do setor leiteiro na Região Sudoeste do Paraná. Ele esteve com técnicos e entidades do Paraná e da região Sudoeste para debater sobre a Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, criada pelo deputado na Assembleia Legislativa (Alep), no mês de agosto. “Foi uma reunião de grande valor e uma boa oportunidade para colher informações sobre o segmento leiteiro da região”, destacou Reichembach.

Na oportunidade, estavam presentes os gerentes regionais da Emater e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Orley Lopes e Neri Munaro, o diretor do Colégio Agrícola do Sudoeste, Marcos Rovani, o presidente do Sindicato Rural de Francisco Beltrão, Léo Garcia, representando o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) a médica veterinária Denise Chiapetti, o secretário de Desenvolvimento Rural de Francisco Beltrão, Nelcir Basso, o médico veterinário Ademar Garcia, e o secretário executivo da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, José Kresteniuk.

“A dinâmica foi muito positiva e será realizada novamente,  sempre em conjunto com organizações que já desenvolvem projetos importantes em relação ao setor e com os deputados que vão integrar a Frente”, afirma Reichembach.

A Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite foi criada por Reichembach e será composta por 13 deputados. Ela tem como objetivo fortalecer o segmento leiteiro no Paraná e seus pequenos produtores, que tem grande parte da sua renda formada pela comercialização do alimento e seus derivados.

De acordo com dados de 2013 do Departamento de Economia Rural (Deral), o Paraná é o terceiro maior produtor de leite do Brasil – com expectativa de se posicionar melhor nos próximos anos –, sendo a região Sudoeste do estado responsável por mais de um quarto da produção total do leite paranaense.