Nesta terça-feira (20) o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC) realizou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma audiência pública para debater a prevenção de acidentes com idosos, principalmente os que acontecem dentro de casa. Reichembach é o autor da lei 18.952/2017, que institui a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, em vigor pelo primeiro ano no Estado.

O evento contou com palestras de pessoas ligadas ao segmento, como o deputado estadual Dr. Batista, médico e presidente da Comissão de Saúde da Alep, que tratou com bom humor das mudanças no corpo ao envelhecer e também com o cuidado dentro de casa, inclusive com a alimentação. Já o coordenador da Saúde do Homem e da Saúde do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), Rubens Bendlin, ressaltou a importância de as quedas serem notificadas à família. “Quando o idoso conta a seus familiares que caiu, é possível identificar o problema pelos médicos, e assim prevenir futuros acidentes”, completa.

Reichembach concedeu entrevista à rádio e TV Assembleia. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Reichembach concedeu entrevista à rádio e TV Assembleia. Foto de divulgação

A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli, trouxe ao evento os números coletados pela entidade, que já atendeu mais de 30 mil idosos no Paraná. “Nosso trabalho é ir de casa em casa procurando orientar as famílias em diversos aspectos, principalmente aquelas que vivem em maior vulnerabilidade, inclusive em como prevenir acidentes simples que podem acontecer no ambiente doméstico”. De acordo com Tortelli, em dez anos de trabalho a Pastoral diminuiu em 30% os registros das quedas nas famílias assistidas pela entidade.

Para Reichembach, o evento foi de extrema importância. “A audiência é mais um instrumento para discutir os cuidados e os procedimentos, que são simples, evitando assim quedas, fraturas e até mesmo a morte dos idosos”, afirma. O deputado ainda destaca que é preciso o envolvimento da família, do poder público, na orientação destas pessoas, mostrando que toda atenção na melhor idade é necessária e um dever.

Na oportunidade também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, a Diretoria de Proteção Social Básica, Alzenir Sizanoski Santos, o assessor jurídico da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Diego Santos Porto, o pastor da Assembleia de Deus, Aires Dutra Borges, o deputado estadual Evandro Araújo, a representante do Ministério Público do Paraná, Rosane Bevervamço e a presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB-PR, Rosângela Maria Lucinda, além de demais lideranças do setor da saúde e da atenção à melhor idade.

A I Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos repercutiu em todas as regiões do Paraná. Foi lançada em Francisco Beltrão, foi debatida durante uma videoconferência realizada pela SESA com as Regionais de Saúde do Paraná, e será divulgada ainda esta semana em Marmeleiro, no Sudoeste do Estado. Em Curitiba o encerramento acontece no sábado, dia 24, com uma grande panfletagem na Rua XV e em demais pontos da cidade e da Região Metropolitana.