Entre os dias 07, 08 e 09, a Rede Feminina de Combate ao Câncer(RFCC) de Palmas, sul do Paraná, em parceria com o Sesi, ofereceu exames de papa nicolau, PSA, mamografia e exame de pele, gratuitamente, à população local. Ao todo foram atendidas quatrocentas pessoas. Numa tenda era realizada a triagem e cadastramento dos pacientes, com média  de 160 senhas diárias. Na estrutura móvel, diversos profissionais realizaram a coleta dos materiais.

  • Compartilhe no Facebook

A tesoureira da RFCC, Ana Terezinha Ferreira Luchese, avaliou positivamente a participação. Relatou que muitas pessoas passavam pela Praça do Senhor Bom Jesus, e ao observarem a movimentação,  aproveitavam para realizar algum tipo de exame. Uma das beneficiadas, Lei Nicolau, confirmou que aguardava o chamado para o exame pela secretaria de saúde e aproveitou a parceria das entidades para antecipar o procedimento

Os resultados dos exames estarão disponíveis no máximo em 60 dias, na sede RFCC, anexa ao terminal rodoviário de Palmas. Uma das preocupações da entidade voluntária é com a retirada dos exames. Salientam que há casos que os exames apontam para a necessidade de procedimentos clínicos e encaminhamentos para tratamento, que ficam comprometidos,  impossibilitando que as informações cheguem às pacientes.