por Ivan Cezar Fochzato

 

A exemplo do feriado de 15 de Novembro, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais e municipais em Palmas, sul do Paraná, na próxima sexta-feira(16).O governo estadual decretou ponto facultativo, levando em conta que a data é subsequente ao feriado de 15 de novembro (Proclamação da República), e determinou a reposição de uma hora diária de trabalho para compensação do expediente. A medida não abrange serviços essenciais, como os relacionados à saúde e à segurança pública. Para certificar-se sobre o funcionamento de cada órgão, a recomendação é que o usuário telefone antes de se deslocar.

Decreto Municipal
O prefeito de Palmas, Hilário Andraschko, decretou Ponto Facultativo nas repartições municipais no próximo dia 16, em período integral, em decorrência do Feriado de Proclamação da República, devendo funcionar os departamentos que prestam serviços indispensáveis.Os postos de saúde nos bairros e central estarão fechados. O PAM(Pronto Atendimento Municipal) realizará atendimento de Urgência e Emergência.

Suspensão do expediente forense no dia 16 de novembro
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, suspendeu, através do Decreto Judiciário nº 1611/2012, o expediente forense em todas as repartições judiciárias do Estado do Paraná, no dia 16 de novembro, mediante a reposição de 01 (uma) hora diária para a devida compensação.

 

BANCOS
A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN informa que não haverá atendimento bancário na próxima quinta-feira (15), em função do feriado nacional de Proclamação da República, voltando ao serviços normais na sexta-feira(16), As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data podem ser pagos no próximo dia útil sexta-feira (16), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).