Foi realizada neste domingo (23), em Palmas, sul do Paraná, a 2ª Etapa do Circuito Sesc de Caminhada e Corrida de Rua. O evento contou com a participação de 300 atletas e adeptos do pedestrianismo, de mais de 30 cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As provas foram divididas em 5 categorias: 05 Km masculino e feminino, 10 Km masculino e feminino e cadeirante. Os trabalhos de organização do evento tiveram inicio há mais de 2 meses, intensificando-se na última semana com a chegada das estruturas de tendas, barracas, grades, pórticos, entre outros. Ao todo, mais de 100 pessoas participaram da organização do evento, nas áreas de cronometragem, alimentação, segurança e socorro-médico.

Conforme o técnico de atividades do Sesc Palmas, Joarez Tramontina, a prova ocorreu sem nenhum imprevisto. Enfatizou que para o calendário do próximo ano, Palmas já está inclusa, demonstrando que o município tem condições de sediar provas à nível estadual.

Ouça:

 

Palmenses em destaque

Das cinco categorias em disputa, três tiveram palmenses no lugar mais alto do pódio. A atleta Aline de Souza Castilho ficou em 1º lugar nos 5 Km feminino. Nos 10 Km feminino, a campeã foi a atleta Aliane de Souza Castilho.

Franco favorito para a prova, o palmense Alexandro Pereira, popular Índio, superou o cansaço e o nervosismo por correr em Palmas e faturou o 1º lugar na categoria 10 Km masculino. Conforme ele, mesmo não estando em condições plenas para a competição, conseguiu administrar a prova e chegar à sua primeira vitória em casa.

Destacou que o foco principal para 2014 é a disputa da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo. Para isso, já prevê um treinamento intenso para as próximas semanas, além da participação em competições nacionais, visando alcançar o índice técnico, para chegar à categoria Elite na São Silvestre.

Ouça:

Outro atleta que também se destacou na prova de Palmas, foi Sabino Dambrós, 74. Seu Sabino, como é popularmente conhecido, pratica o atletismo há mais de 25 anos e já é figura marcada nas competições de toda a região.

Em entrevista à Rede Bom Jesus, Seu Sabino destacou que o clima afetou parte de seu desempenho, comparando os seus treinamentos feitos em Florianópolis (SC), ao tempo obtido em Palmas. Ele completou a prova de 10 Km em 01h09, sendo um dos atletas mais aplaudidos durante todo o trajeto.

Ao relatar as competições que já participou, destacou as suas 5 atuações na São Silvestre, entre outras provas importantes. Informou ainda, que já está se preparando para a Corrida Rústica, que será disputada no dia 13 de abril em Palmas.

Na oportunidade, Seu Sabino aproveitou para deixar o seu incentivo para os jovens, que em meio à era tecnológica, são adeptos do sedentarismo e também aos idosos, que segundo Seu Sabino, “que após se aposentar, acaba se acomodando”. Destacou que ao iniciar a prática do atletismo, não conseguia percorrer grandes distâncias. “Andava meio doente. Hoje não sinto nada e quando fico um dia sem fazer minhas atividades, sinto que está faltando alguma coisa.”, finalizou Seu Sabino.

Ouça:

 

Tabelas de classificação