O espírito olímpico estará presente em três cidades do Sudoeste neste sábado (02). Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco foram escolhidas para o revezamento da Tocha Olímpica. Para receber o símbolo das Olimpíadas, que acontece em agosto no Rio de Janeiro, as três cidades prepararam uma série de atividades esportivas e culturais.

A primeira cidade contemplada com o revezamento será Realeza. A Tocha chega na cidade no horário do meio dia e permanece na cidade cerca de duas horas. Para o acolhimento, a prefeitura preparou uma programação no Lago Municipal, a qual terá início às 10 horas da manhã. O trajeto da Tocha em Realeza será 2,85 Km, do lago até a Praça Central da cidade.

Percurso 
Saída pela Av. Rubem César Caselani (em frente ao Lago Municipal), segue até a Rua Princesa Izabel vira à direita, segue até a Rua Sgt. Ramiro da Silva (Rua da DP), vira à esquerda, segue até a Rua Barão do Rio Branco (rua da prefeitura), vira à esquerda, segue até a Rua Mauá, vira à esquerda, e segue até a Rua Arnaldo Busato, esquerda novamente até a Rua Belém, vira à direita e segue até a Av. Bruno Zuttion, vira à direita, com término na Praça Central.

Francisco Beltrão

Francisco Beltrão vai receber a Tocha Olímpica no Parque Alvorada, às 15h25. A exemplo de Realeza, a prefeitura também organizou uma extensa programação para o evento. O início das atividades será ainda no período da manhã, com a Feira do MEI, entretenimento da Unipar e apresentações do Grupo Muzenza e do CTG Herdeiros da Tradição. No período da tarde acontecem oficinas de arte circense e danças urbanas, além de apresentações musicais. No Calçadão Central, será montando um palco para recepcionar a Tocha. No local devem se apresentar o Coral Municipal e da UTFPR, além de apresentação da Banda Dr. Vinil, a partir das 14 horas.

Percurso

Saída do Parque Alvorada, Av. Florianópolis, vira à direita na Rua Antônio Carneiro Neto uma quadra e vira à esquerda na Av. Porto Alegre, segue até a Av. Júlio Assis Cavalheiro, vira à esquerda até a Rua Nossa Senhora das Graças (fundos do Exército), chegando na Av. General Ozório vira à direita e segue até a Rua Antonina. Volta até a Av. Júlio Assis Cavalheiro e vira à esquerda, segue até a Praça Central vira à direita na Rua Tenente Camargo, em seguida à esquerda na Rua São Paulo segue até a Rua Curitiba, vira à esquerda na Rua Antônio de Paiva Cantelmo, com término na Praça Central.

Pato Branco

Em Pato Branco, a recepção da Tocha Olímpica será mais acalorada. O município está entre as cidades celebrações no revezamento. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Stefani, afirmou que sediar o revezamento da tocha enquanto cidade celebração é um momento único. “Quando recebemos a confirmação de que seríamos cidade celebração da passagem da tocha olímpica, aceitamos a responsabilidade e começamos a organização. Agora, contamos com a participação de cada pato-branquense, pois só assim a festa será completa”, afirmou o secretário.

Paulo destacou ainda que o principal ponto da celebração será no Largo da Liberdade, o Complexo Poliesportivo Municipal Frei Gonçalo, cuja revitalização está em fase final. A inauguração do complexo multiuso será no dia 29 de junho, às 15h.  “Contamos com a presença da população para conhecer o espaço que, certamente, será referência para o Estado e que palco do Revezamento da Tocha Olímpica, algo histórico para Pato Branco”, destacou.

Percurso

A rota do revezamento da tocha olímpica possui cerca de 8,5 quilômetros, iniciando às 17h25, no CEU das Artes e do Esporte, passando pelo Instituto Filadélfia, pela Igreja Ucraniana, Praça Presidente Vargas, seguindo pela rua Tocantins até o pinheiro, no bairro São Francisco. De lá, segue para a Parque Industrial, chegando ao viaduto, retornando para a avenida Tupi, passando pela lateral da Praça Presidente Vargas, na rua Iguaçu, seguindo para a rua Guarani, na frente do Banco Bradesco, seguindo pela rua Ibiporã, rua Caramuru e aí, pela rua Araribóia, até o Largo da Liberdade, onde haverá a celebração oficial com shows e diversas atividades.