Nesta quarta-feira (06) o prefeito em exercício de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, recebeu no Gabinete o Juiz aposentado Márcio Geron e o empresário Luis Fernando Luersen, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Capanema. O assunto tratado é a nova mobilização pela reabertura da Estrada do Colono que corta o Parque Nacional do Iguaçu e foi fechada em 1986.

  • Compartilhe no Facebook

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Um novo movimento, com a participação de lideranças e entidades das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, defende a criação da Estrada-Parque Caminho do Colono no trecho de 17,6 quilômetros, ligando Capanema a Serranópolis do Iguaçu, no lado Oeste. “O nosso movimento cívico se dá em função da necessidade da reabertura desta estrada. É totalmente possível compatibilizar a natureza e o desenvolvimento”, define o Juiz Geron.

O prefeito Pedron garantiu o apoio da administração municipal de Beltrão para o pleito. “Não só a prefeitura, mas os segmentos organizados da nossa sociedade certamente apoiam a iniciativa. A reabertura da estrada beneficia toda a nossa região”, comenta Pedron. Na sua visão a medida fomenta o desenvolvimento regional e inclusive será um instrumento a mais de defesa e auxílio na preservação do parque.

Geron e Luersen informaram que já participaram de diversas reuniões nas duas regiões e o pleito está recebendo apoio de todos os segmentos. Outro aliado, segundo eles, é o Senador Álvaro Dias, que se comprometeu em desarquivar e colocar novamente em tramitação um projeto de lei apresentado em 2013 pelo ex-deputado Assis do Couto que prevê a criação da Estrada-Parque. “Vamos continuar buscando apoio da comunidade regional e esperamos que o nosso sonho se torne realidade”, enfatiza Geron.