Por Larissa Mazaloti

 

Cigarros Aditivados. Este é o tema do Dia Nacional de Controle do Tabagismo, lembrado no dia 29 de agosto. As ações para a data, que acontecem nesta semana foram o destaque do Rádio Saúde desta semana. O quadro conta com a produção da assessoria de comunicação da SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e participação de profissionais da saúde ligados ao governo estadual.

 

A tenente Denise Marília, da Divisão de Controle do Tabagismo e o cabo Mauro, ambos do BPEC (Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária) explicaram sobre a importância do assunto. Para a tenente, o objetivo é alertar os fumantes sobre a composição tóxica do cigarro. Ela ressalta que as substâncias, além do tabaco, aumentam o fator dependência e causam sensação agradável por conta de aditivos de sabor.

 

“Os fumantes não recebem informações necessárias e consomem, sem ter noção exata do que colocam para dentro do organismo”, comenta. A justificativa entre os fabricantes do mercado tabagista é de que, as mesmas substâncias que compõem o cigarro são liberadas em alimentos e por isso, não haveria problema da ingestão. No entanto, a tenente Marília afirma que já na fabricação as substâncias são modificadas e isso se agrava com a combustão. “Quando entra no organismo através do ato de fumar, os componentes já não são iguais aos que vão nos alimentos”, explica.

 

E para colocar em prática o esclarecimento sobre o cigarro aditivado, o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, criado em 2007, vai atuar junto à comunidade escolar mais intensamente nesta semana. O cabo Moura relata que o BPEC tem dois programas: comunitário e Proerd, que fazem parte do desenvolvimento da Rede de Proteção a Criança e Adolescente.

 

Em todas as escolas estaduais, a BPEC fará panfletagem e ações de prevenção contra drogas – lícitas e ilícitas.
Cabo Moura conta que o trabalho de segurança tem se mostrado eficaz. “Queremos implantar uma nova forma de pensar a segurança e desenvolver na comunidade escolar o princípio da responsabilidade compartilhada”, diz.

OUÇA NO BLOG DO ONDANEWS