por Ivan Cezar Fochzato

 

No mundo que se move pela informação, em qualquer que seja o contexto geográfico ou sócio cultural é inconteste a importância de um meio de comunicação de massa para acompanhar as dinâmicas do povo em vários campos da vida social: econômico, político, social, religioso, bem como as relações estabelecidas entre as pessoas.

Tal consideração é vivificada em Palmas, pois no dia em que o município celebra seus 132 anos de emancipação político-administrativa, um dos principais meios de comunicação/informação comemora 35 anos de inserção nesta sociedade.

Aos 14 de abril do ano de 1976, os ares de Palmas e Região propagavam as ondas médias da Rádio Club AM. Tudo começara alguns anos antes quando o Sr. Darci Refosco pôs em funcionamento, até então sem a regulamentação necessária, a Radio Bom Jesus de Palmas. Tudo fazia parte do sonho da comunicação.
Palmas passa a ter um sistema de comunicação local sob propriedade e direção do Sr. Eloy Erich Bernert que legalizou a Emissora junto ao Ministério das Comunicações e a batizou em 14 de abril como Rádio Club de Palmas a qual direcionou até o final dos anos 80.

 

A partir daí, a Mitra Diocesana de Palmas adquire as ações da empresa e passa a administrar com o propósito de torná-la mais abrangente. Como conseqüência da proposta, a emissora teve elevada sua potência para de 1000 para 2.500 Watts e anos mais tarde para 5.000 Watts.

Junto com o aumento da potência houve também a alteração de freqüência saindo dos 1460Khz para 1050 Khz, onde sintoniza-se até os dias atuais a emissora que irradia suas ondas para parte da região sudoeste e sul paranaense e oeste de Santa Catarina. A Rádio Club AM também foi a pioneira no grande sonho de construir no Sudoeste do Paraná uma rede de emissoras que pudesse contemplar uma comunicação de índole católica para toda a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão.

O segundo passo nessa direção ocorreu com a implantação e início das atividades em 1992 da Rádio Horizonte FM, que no último dia 11, também celebrou os 19 anos no ar. Posteriormente vieram as rádios Difusora América de Chopinzinho e Onda Sul FM de Francisco Beltrão.

 

Do sonho e realidade iniciais  com a Rádio Club também foi possível se enveredar para outras formas de comunicação, através da internet, o que culiminou com o Portal RBJ.

 

A Rádio Club AM, ao longo dos seus 35 anos, tem transmitido, diariamente, programas com qualidade e senso crítico. O ouvinte tem na informação uma fonte séria e com credibilidade. Na programação encontra a melhor seleção musical.

 

Em ÁUDIO a mensagem especial dos 35 anos da emissora.