A psicóloga Dilma Schirr, apresenta todas as quintas o quadro de orientação “Conhece-te a Ti Mesmo”. Sucesso na programação da rádio Onda Sul FM, os temas abordados, são indicados pelos ouvintes. Abordando o tema gratidão, a psicóloga responde a pergunta da ouvinte Ana:

+ O que é a gratidão?

Bom dia Dilma, qual é a importância de demonstrar a gratidão?

images (1)
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

“É fundamental você demostrar a gratidão. Uma vez uma pessoa me dizia assim: ‘eu amo o meu neto, mas eu odeio a minha nora’, mas veja, o neto existe porque existe essa nora, porque ela o deixou nascer, ela não abortou. Essa pessoa está sendo incoerente. Uma pessoa que diz: ‘eu amo a minha família, eu sou grata pela minha família’, mas tem atitudes incoerentes de desonestidade ou infidelidade, não vai longe. Somos vulneráveis, limitados e frágeis e é justamente nesta vulnerabilidade, fragilidade que entra o mal”, inciou Dilma Schirr.

joelhos
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

A profissional explica que a gratidão transcende o egoísmo. “Ser grato por ter recebido a vida, por estar em uma família, por ter tua casa, comida, saúde e ser grato até por uma doença, porque foi aquela doença que trouxe para vida novamente. Essa gratidão transcende o egoísmo, porque o egoísta só pensa nele, quer tudo para si e nada para o outro”.

Dilma citou o atual cenário político do Brasil, como um exemplo de crueldade. “Vamos pensar politicamente, os escândalos que estamos vivendo, tudo para mim e nada para o restante da população. Isso não é mais egoísmo, isso é crueldade. Eu me delicio com a dor do outro, se o outro não tem casa não me interessa, se o outro passa fome não me interessa, se o outro é pele e osso não me interessa, isso é crueldade”.

Sobre qual a melhor forma de demonstrar uma gratidão, a psicóloga comenta.  “A melhor maneira é partilhando aquilo que você é com o outro, a partilha no silêncio, na alegria e na incondicionalidade. Eu encontro você, vejo a tua face, por isso sou grato por ela, veja que transcende qualquer outro conceito, ela é incondicional.  Ela está muito ligada à caridade, ao amor puro, sou grato pela vida, pela minha mãe, pelo meu pai, pelos meus irmãos, pelos meus amigos, pelo meu trabalho, pelo meu salário, pelo meu emprego, sou grato.”

Confira o áudio na íntegra: