por Ivan Cezar Fochzato/Cristiano Netto

 

Em operação conjunta com policiais civis do Paraná e Santa Catarina foram presos nesta segunda-feira (15/11), os seis envolvidos  envolvidos no roubo ocorrido na zona rural do município de Mangueirinha. O fato ocorreu em 10/10/2010, por volta das 23h, na propriedade de Juraci Machado de Souza, onde dois indivíduos utilizando-se de armas de fogo e encapuzados renderam a família e subtraíram diversos bens, dentre eles um caminhão e dois tratores e outros dois indivíduos deram cobertura do lado de fora, carregando o caminhão com os tratres enquanto a família era mantida refém.

 

No decorrer das investigações foram identificados IVAN SALVADEGO (26), REVERSON DA MOTA RIBAS (19), ROBSON DA SILVA RIBAS (24) e JOÃO HANILTON ALVES DOS SANTOS (20), todos residentes na cidade de Palmas-PR, como sendo os quatro indivíduos que participaram diretamente do roubo, inclusive alguns deles já possuem antecedente criminal pelo delito de roubo.

 

Apurou-se ainda que RODRIGO LUIZ JACOBSEN (25), de alcunha “Circuito”, residente no município de Clevelândia-PR, foi o responsável pela negociação dos tratores subtraídos, intermediando a venda e a remessa para a Argentina desses veículos, juntamente com a pessoa de IVANIO FORTES (32), residente na cidade de Dionísio Cerqueira-SC.

Após investigações sobre a quadrilha, os Delegados decidiram por representar junto ao Juízo Criminal da Comarca de Mangueirinha pela prisão de todos os envolvidos, bem como pelas buscas e apreensões em seus domicílios. Após decreta e cumprido, as equipes policiais lograram êxito na prisão de todos os envolvidos e ainda na recuperação de alguns objetos subtraídos, valores em espécie, inclusive moedas estrangeiras (peso argentino e dólar americano).

O delegado de Polícia de Palmas, Dr. Andre Villela destacou que o palmense Ivan Salvadego atuava como chefe da quadrilha , coordenando praticamente todas as atividades do grupo nos assaltos e, além do crime cometido na cidade de Mangueirinha-PR, o bando é responsável ainda por dois roubos ocorridos no Estado de Santa Catarina, onde também teriam subtraído caminhões e tratores. Delegado Vilella destacou que o primeiro acusado a ser preso foi JOAO HANILTON DOS SANTOS, e que já se encontrava preso na cidade de Palmas-PR, por ter sido flagrado na posse de uma pistola, calibre 9mm, adquirida na Argentina com parte do dinheiro auferido do roubo investigado.

 

IVANIO FORTES é o principal contato da quadrilha com os compradores argentinos, promovendo a remessa e a cobrança dos valores da venda dos tratores e além de dinheiro em espécie a quadrilha também recebia veículos como parte de pagamento dos objetos roubados.

 

(áudio)O delegado de Polícia de Palmas, Andre Villela, destacou que as prisões dos acusados foi possível através de uma conjunção de esforços entre as polícias do Paraná e Santa Catarina.