O proprietário da fazenda Santa Maria, ocupada pelos índios Kaigangs de Palmas, sul do Paraná, registrou Boletim de Ocorrência na manhã desta sexta-feira (10), dando parte da invasão, para dar continuidade ao processo de reintegração de posse. Em entrevista ao RBJ/Rádio Club AM, o agricultor Miguel Covatti relatou o fato. Segundo ele, no dia 22 de setembro, já havia sido confeccionado um outro boletim, por ameaça de invasão.

Propriedade foi ocupada pelos índios na madrugada de hoje (10)
  • Compartilhe no Facebook

Propriedade foi ocupada pelos índios na madrugada de hoje (10)

Segundo o B.O, na madrugada desta sexta-feira, a propriedade foi invadida por cerca de 20 indígenas, armados, e que dominando a sede da fazenda, obrigaram o funcionário responsável a sair da propriedade. Assim que foram informados sobre o ocorrido, os administradores foram até o local tentar conversar com as lideranças indígenas, entretanto, foram proibidos de se aproximar.

Relatou Covatti, que há 3 anos atrás já havia acontecido uma invasão, mas por decisão judicial, os índios foram obrigados a saírem da propriedade. Ressaltou que a documentação do imóvel está em ordem, sem qualquer irregularidade. Pontuou que ação é obra de um pequeno grupo, que visa, somente, lucros próprios. “A gente sabe que isso não é ideia da grande maioria,” destacou.

Explicou Covatti, que seus representantes jurídicos já trabalham para a reintegração de posse, enfatizando que, através de estudos antropológicos, foi comprovado que a sua propriedade está fora da área indígena. O agricultor revelou a preocupação com as culturas plantadas, que necessitam de manejo especializado, sob o risco de perder até 100% da produção.

Ouça:   

 

Entenda: Kaigangs de Palmas ocupam fazenda para retomada da área

Relembre o caso:

31/08/2011 – Kaigangs de Palmas retomam área de oitenta alqueires 

01/09/2011 – Continua impasse envolvendo índios e proprietários de terras em Palmas

05/09/2011 – Índios Kaigangs de Palmas permanecem com ocupação de terra

15/09/2011 – Coordenador da FUNAI de Chapecó está sob domínio dos Kaigangs em Palmas

16/09/11 – Kaigangs de Palmas liberam coordenador regional da FUNAI

07/10/2011 – Mais de 150 policiais cumprem mandado de reintegração de posse em Palmas