Por Larissa Mazaloti

 
 
A oportunidade para jovens e adultos de 18 a 29 anos, de concluir o Ensino Fundamental, agora tem mais um endereço em Francisco Beltrão: rua Elias Scalco, no bairro Vila Nova, na Escola Estadual Beatriz Biavatti. A novidade é o programa ProJovem Urbano que já está com matrículas abertas. O prazo vai até o dia 30 de abril, e a matrícula pode ser feita na secretaria da escola.
 
 
O Projovem Urbano é um programa do governo federal aplicado pelo Governo do Paraná através da SEED (Secretaria de Estado da Educação). O método dos estudos é o mesmo do EJA (Educação de Jovens e Adultos). As aulas começam dia 7 de maio, a noite. A duração do curso, que certifica como ensino fundamental completo, é de 18 meses.
 
 
Para o aluno que frequentar regularmente as aulas e que esteja dentro da faixa etária citada, o Governo Federal pagará uma bolsa de R$100,00 (cem reais) mensais.
 
 
Para a pedagoga Romilda Lucini Mason terão que ser trabalhadas as diferenças, já que o nível de escolaridade de cada aluno é um e isso não pode interferir no andamento das aulas. Além disso ela lembra que os motivos que levaram estes alunos à desistência são variados e entre eles a situação de vulnerabilidade social.
 
 
Por conta disso, a diretora Eli Ivete Mosquer informa que as professoras, quase todas já contratadas, ficarão dez dias em Curitiba para uma capacitação direcionado para o ProJovem. Para Eli, a escola ganha muito com o programa que vai atender todos os bairros.
 
 
A responsável pelo setor administrativo, Clisselda Casarin Caponi destaca a disponibilidade da equipe para tirar dúvidas e realizar o atendimento aos alunos e interessados.