Aproximadamente um milhão e meio de reais são aplicados anualmente em Palmas, sul do Paraná, e em municípios vizinhos, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Campus Palmas do IFPR. Os dados foram apresentados durante uma Mostra realizada na Praça do Senhor Bom Jesus no último sábado(07).

O programa está sendo desenvolvido em 12 escolas estaduais e municipais atendendo 4.800 alunos. Participam 34 professores da rede pública de ensino e 14 coordenadores de cursos.

A atividade na praça central envolveu coordenadores de área, professores, supervisores e estudantes bolsistas que destacaram a importância do programa para a formação dos novos professores, através dos cursos de licenciatura da instituição federal de ensino superior no município. Foram apresentados subprojetos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Inglês, Pedagogia, Artes e Química.

Conforme a coordenadora institucional do programa, professora Sandra Agnes, a comunidade pôde perceber que pelo programa os futuros docentes passam a vivenciar a realidade escolar de forma intensa, reforçando a experiência do estágio supervisionado, possibilitando a superação de dicotomias entre teoria e prática. Explicou que o programa desenvolve as dimensões curriculares, pedagógicas e experienciais, fortalecendo a profissionalização dos bolsistas, com resultado positivo na qualidade do ensino e no processo ensino-aprendizagem.

Atividades desenvolvidas pelo PIBID