por Ivan Cezar Fochzato

 

 

Os acadêmicos do segundo ano do curso de Pedagogia da Vizivali, Lucas Natalício Henkes e Sheila Stempiniak, participaram no mês de junho do “4o Congresso Nós Podemos Paraná” onde apresentaram à Secretaria Municipal de Dois Vizinhos os Projetos: “Horta, Fazendo em Casa o que se Aprende na Entidade” e “Grêmio Mirim”.

 

O Projeto Horta, orientado pela professora Ms. Iara Elisa Cardoso da Silva, é desenvolvido na Guarda Mirim – E.I.P.A – Escola de Iniciação Profissional para Adolescentes que atende atualmente mais de 127 jovens de 12 a 18 anos. As atividades teórico/práticas de horticultura auxiliaram na melhoraria da alimentação e contribuíram no orçamento da Instituição e das famílias dos alunos. Através do trabalho desenvolvido os jovens foram sensibilizados sobre a importância da atividade e demonstraram interesse, motivação e participação na construção das hortas.

 

Também aplicado na Guarda Mirim e orientado pela professora Susane Borges o Projeto Grêmio Mirim oportunizou alternativas educacionais, semiprofissionais e sociais. O trabalho busca a formação integral e a iniciação profissional, abrangendo desde a higiene pessoal, organização, auto-estima, orientação familiar, desenvolvimento intelectual e preparação para o mercado de trabalho.

 

Os Trabalhos foram selecionados para a fase estadual do Congresso em Curitiba. Devido ao excelente desempenho, os acadêmicos foram convidados a apresentar novamente os projetos na UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon, na Mostra do Meio Ambiente que acontecerá no mês de setembro.

 

com informações da assessoria