Por Everton Leite

Do dia 16 de novembro em diante, os supermercados e mercearias de Francisco Beltrão, não vão mais distribuir gratuitamente as sacolas plásticas e adotarão o uso das sacolas retornáveis.

O objetivo desta ação é de retirar os cerca de dois milhões de sacolas plásticas que poluem o meio ambiente só em Francisco Beltrão. A maioria destes materiais entopem os esgotos, poluem os rios e contribuem para enchentes.

O projeto das sacolas retornáveis está sob a responsabilidade da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios com a parceria do sistema Fecomércio, Secretaria de Meio Ambiente, Sindicom e Rotary.

O Sesc vai de escola em escola divulgar o projeto e contribuir na conscientização da população.

Representando os supermercadistas, a diretora da Rede Ítalo de supermercados, que já tem a experiência de disponibilizar aos usuários de São Miguel do Oeste, Santa Catarina e Dois vizinhos as sacolas retornáveis, acredita que a novidade será bem aceita também em Francisco Beltrão.

Para que a iniciativa possa dar certo, os consumidores terão que se conscientizar e criar o hábito de utilizar sacolas de supermercado retornáveis, pois a partir do dia 16 de novembro não será mais distribuído gratuitamente as sacolas plásticas. O principal slogan da campanha é Consumo Sustentável, atitude Consciente!