O Dia da Árvore em Palmas, sul do Paraná, foi comemorado com o lançamento do Projeto Proteja uma Nascente que se tornou lei após a sanção do prefeito Hilário Andraschko e teve o envolvimento de estudantes da rede municipal de ensino.

O projeto de preservação de nascentes foi criado pelo vereador Edson Kemes (PDT) com apoio da Prefeitura e da Sanepar, que fará a doação das mudas. O projeto foi lançado com o plantio de 250 mudas de árvores nativas dos campos de Palmas, em uma das nascentes que formam a bacia do Rio Caldeira.

Os proprietários da área afirmaram que a oportunidade de colaborar com o projeto foi muito importante para a família.  Celso De Bortoli e Luciano De Bortoli, pai e filho, acolheram os estudantes e autoridades na propriedade da família.  Os estudantes que participam do projeto assimilaram bem a lição em contato com a natureza.

Alessandro Camargo e Eliedson Cordeiro participaram pela primeira vez de um plantio de árvores. “Nós aprendemos que é importante preservar hoje a natureza para garantir que as crianças do futuro também tenham acesso à água de qualidade”, declarou Alessandro.

O projeto trata-se de uma parceria, com envolvimento importante do Departamento de Agricultura, Divisão de Meio Ambiente e proprietários de terras que preferencialmente sejam áreas de nascentes do Rio Caldeiras, que abastece o município de Palmas.