Grupo Rotaract na inauguração do projeto / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Grupo Rotaract na inauguração do projeto / Foto: Francione Pruch

Foi inaugurado sábado (25), o projeto Geladeira Solidária. Desenvolvido pelos jovens do Rotaract de Francisco Beltrão, a proposta da ação é o compartilhamento de alimentos, um lugar que auxilia as pessoas em vulnerabilidade social.

Uma geladeira foi colocada próximo ao Espaço Compartilhado, que fica no Calçadão Central. Todos os dias as pessoas podem colaborar com o projeto doando alimentos. Os mesmos serão destinados às pessoas carentes.

“A ideia surgiu para suprir a necessidade do pessoal que precisa, que não tem condições de conseguir o próprio alimento. A pessoa está na praça, sem alimentos e não tem como comprar, então vai até a geladeira, pega o que precisa naquela hora e assim consegue sanar a fome”. Comenta o integrante do grupo, Edson Dell Canali.

Para doar mantimentos, existem alguns critérios. Serão permitidos alimentos embalados e com a descrição do prazo de validade, industrializados, frutas, sucos e água. É proibido o compartilhamento de alimentos crus, carnes, ovos, alimentos abertos e sem o prazo de validade. Além de bebidas alcoólicas.

Segundo o integrante, João Carlos Oncini, “cada semana, um integrante do grupo ficará responsável para manter a limpeza, verificar se teve produto que passou do prazo de validade. Também terá um horário de funcionamento, que será das 06 horas até às 19 horas”.

O Rotaract é um grupo ligado ao Rotary Clube. Em Francisco Beltrão o grupo foi criado recentemente, em 2016. Os integrantes contam com o apoio da sociedade para a doação de alimentos e também, cuidar do equipamento que ficará no centro da cidade.