Será apresentado hoje(18) na Câmara de Vereadores de Mangueirinha,Sudoeste do Paraná, um Projeto de Lei visando a implantação do Programa Agricultura em Ação. As ações de forma gratuita são incentivos aos agricultores familiares a fim de permanecerem no campo.

Conforme a proposição, o poder público destinará equipamentos e materiais de construção aos proprietários através de parceria para  serviços de abertura e conservação das vias de acesso até a sede as propriedades e  suas instalações produtivas.

Dentre os benefícios previstos estão terraplenagens e aterros; abertura de valas para produção de silagem, esterqueiras, fossas, bebedouros ou tanques para criação de peixes; fornecimento de material de construção, cascalho, dentre outros. Cada produtor também poderá ser beneficiado com no máximo oito horas máquinas a cada ano.Em contrapartida, deverão aplicar as orientações técnicas  e participar ativamente dos cursos e treinamentos de capacita¢ao e diversas outras exigências operacionais  e legais.

Conforme o prefeito, Elídio Zimermann de Moraes, o governo municipal busca  criar incentivos aos pequenos produtores, oferecendo condições e infraestrutura adequadas às atividades rurais.  Informou que as ações serão desenvolvidas conjuntamente entre Secretarias  de Agricultura e Viação e Obras. “ A intenção dos subsídios é a manutenção e o fortalecimento da agricultura familiar, evitando o êxodo rural e os problemas sociais decorrentes. A intenção é que se padronizem as estruturas de produção e escoamento desta”, destacou em sua mensagem ao Legislativo.

Conforme o Secretário da Mesa Diretora, vereador Edemilson Santos, o Projeto será apresentado durante a Sessão Ordinária, a partir das 18h00. Posteriormente será apreciado pelas Comissões Legislativas, antes de seguir à votação em Plenário com pareceres e eventuais emendas.