O coordenador de relacionamento com afiliadas da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), Clóvis Vanderlei Consoli, esteve na Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) apresentando sobre o projeto DEL – Desenvolvimento Econômico Local.

O projeto institui um modelo de gestão, capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. O público-alvo do projeto são as ACEs, poder público municipal, iniciativa privada, clubes de serviço e instituições de apoio ao desenvolvimento sustentável.

Durante a apresentação, Clóvis deu exemplos de cases de sucesso e falou sobre a metodologia e o foco do projeto. De acordo com a executiva da Cacispar, Aline Matiuzzi, o projeto foi visto por integrantes da Missão Técnica realizada para o Rio Grande do Sul no mês setembro, e a entidade trouxe o coordenador do projeto desenvolvido pela Fasisc para que mais diretores de associações comerciais pudessem conhecer o DEM e, quem sabe, implantar nas ACEs.

Entre os principais objetivos do projeto está a criação de política de desenvolvimento econômico sustentável nos municípios de médio a longo prazo, o fortalecimento dos setores produtivos e estratégicos dos municípios e o fortalecimento da parceria público privado.

Também esteve presente o presidente da Cacispar, Lindones Colferai, o presidente da Agência de Desenvolvimento, Luiz Carlos Peretti, o diretor executivo da Agência, Célio Bonetti, e os consultores do Sebrae Jonas Grejianin Pagno, Gilcindo Correa e César Colini.