por Ivan Cezar Fochzato

 

Está em desenvolvimento na comunidade de Ponte do Chopim, em Coronel Domingos Soares, onde residem aproximadamente quatrocentas pessoas, um amplo projeto de educação embiental e processamento de lixo.O projeto “Ajude a Estrela da Ponte Brilhar”, é uma iniciativa dos moradores do local, que encontraram nas escolas municipal Santina Carraro e estadual Antonio Artêmio de França, uma forma de sistematizar as idéias e transformá-los num projeto de cunho científico.

 

O projeto é composto de várias frentes. Na escola as crianças são orientadas a procederem adequadamente a separação do lixo; a iniciativa privada e poder publico darão suporte para o processamento do lixo recolhido, tanto reciclado quanto orgânico.

 

Estão envolvidos nesta iniciativa, além das escolas, a administração de Cel. Domingos Soares, os moradores da comunidade; a Estrela Indústria de Papel; Lavrama S.A, Colégio Assis Brasil de Clevelândia, Sindicatos da área rural e IAP( Instituto Ambiental do Paraná)

 

Depois de recolhido os materiais recicláveis serão encaminhados para a correta separação e posteriormente comercializados e os recursos destinados às famílias. Já o lixo orgânico será transformado em adubo para serem aplicados em hortas comunitárias para atender a escola, a comunidade e o excedente comercializado.

 

A Diretora da Escola Antonio Artêmio França, e coordenadora geral do projeto de educação ambiental e reciclagem, professora Terezinha Acco, explicou sobre o trabalho que vem sendo feito de forma conjunta na comunidade.

 

CONFIRA ÁUDIO