O projeto Cinedebate está de volta! A abertura das atividades do quarto ano do projeto cultural será nessa sexta-feira (23), às 19h, com a exibição do filme brasileiro “Uma onda no ar”. A exibição comemorativa marca o Dia Internacional da Comunicação (17 de maio) e o Dia Mundial das Comunicações Sociais (31 de maio). Logo após, será feito um debate sobre Liberdade de Imprensa, com a participação de representantes de órgãos de imprensa da região. A atividade é gratuita e aberta a toda comunidade.

O Cinedebate 2014 também traz novidades de formato. Foram ampliadas os tipos de sessões, que agora passam a ser de três tipos: aulas abertas; ciclos temáticos; e exibições comemorativas. Antes, as exibições eram realizadas na Casa da Cultura de Realeza, agora elas passarão a ocorrer em espaços do Campus Realeza. As exibições são gratuitas e abertas a todos.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcos Antônio Beal, a mudança no formato possibilita ampliar as possibilidades de utilização e a discussão das obras cinematográficas, além de reforçar uma dimensão essencial do projeto que é a questão do debate, do aprendizado e do compartilhamento do conhecimento. “Trouxemos o cine de volta para dentro da universidade para estabelecer um novo tipo de vínculo com a comunidade externa, cujo enfoque predominante será posto na relação com a sociedade civil organizada”.

Além de promover o debate, o projeto sempre busca trazer títulos de filmes diferentes, saindo da temática comercial. “O cinema é uma linguagem reveladora, que representa como, a partir de um determinado contexto, o cineasta enxerga o mundo. Fugir do circuito comercial da indústria cinematográfica consiste num exercício de tentar fugir de uma visão unilateral sobre os problemas do mundo, um exercício de tentar entender o diferente, de ir ao encontro do outro e, no limite, de exercitar a tolerância”, explica Beal.

Trabalham como voluntários no projeto os acadêmicos: Willian Henrique Cândido Moura (sétima fase/Letras), Daniela Bessani (terceira fase/ Medicina Veterinária), Indionara de Matos (terceira fase/Letras), Tatiane Cristina Fuhr (terceira fase/Letras), Lucas Carniel (nona fase/Letras), Alexsandra Potulski (nona fase/Letras), Erick Pietrobeli (terceira fase/Medicina Veterinária), Marina Maria Conchy Rodrigues (nona fase/Letras) e Danieli Zanelato (sétima fase/Medicina Veterniária).

Para mais informações acesse o perfil no Facebook: https://www.facebook.com/cinedebate.uffs

Tipos de Sessões

Aulas Abertas

Sessões que consistem na realização de uma aula pública de um Componente Curricular (comunidade interna e externa) e que tenha na exibição de uma obra cinematográfica seu mote. Partem da indicação de obras pelos docentes, que se inscrevem de maneira voluntária no projeto. Para participar, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Para o mês de junho, serão trabalhados os filmes: “Tomates Verdes Fritos” a partir do Componente Curricular Teoria e Crítica Literária, do professor Sérgio Massagli; e “Crash, no limite”, a partir do Componente Curricular “Direitos e cidadania”, com o professor Marcos Antônio Beal.

Ciclos Temáticos

Sessões organizadas em torno de ciclos temáticos, nos quais serão exibidos um conjunto variável de obras, unidas por uma temática a ser debatida. Essas sessões acontecerão semanalmente nas segundas-feiras, no período das 17h às 19h, e terão como objetivo principal propiciar à comunidade acadêmica e externa momentos de formação e de discussão. O formato dessa sessão será de grupos de estudo e/ou minicursos, com certificação para os participantes.

O primeiro ciclo inicia no dia 02 de junho e será sobre o Cinema Surrealista. O segundo será sobre “O povo Brasileiro na obra de Darcy Ribeiro”. Entre outros ciclos, também estão “Lendas da ciência e a obra de Michel Serres”, “O poder da arte” (série da BBC), “A era das utopias” (série de Silvio Tendler).

Exibições comemorativas

Modalidade organizada em torno de um calendário de exibições que privilegiam datas comemorativas ou de memória. Para essas sessões, serão convidados a participar segmentos da sociedade civil organizada com interesse na discussão de cada temática. Essas sessões acontecerão quinzenalmente, nas sextas-feiras, às 19h.

Para o mês de junho, as sessões comemorativas tematizarão a questão ambiental (Dia 05 de junho, Dia mundial do Meio Ambiente) e uma homenagem ao cinema brasileiro (Dia 19 de junho, Dia do Cinema Brasileiro).