A coordenação do projeto de pesquisa “Caminho do Colono” realizou, junto com uma comissão julgadora, a seleção dos desenhos livres sobre o Caminho do Colono, antiga estrada que cortava o Parque Nacional do Iguaçu. O concurso de desenho envolveu professores, estudantes e grêmios estudantis de escolas públicas e particulares dos municípios de Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Capanema, no Paraná. Estavam habilitados a participar do concurso, alunos regulamente matriculados em escolas com idade entre 10 e 17 anos. Ao todo, foram enviados 189 desenhos, em formato A3.

Como previa o regulamento do Concurso, alguns desenhos foram desclassificados por ausência de ficha de inscrição e por apresentarem identificação dos autores na parte da frente dos desenhos. A Comissão Julgadora, seguindo os critérios técnica, originalidade e criatividade, selecionou os nove melhores desenhos. Deste total, três desenhos foram classificados entre os que melhor expressaram acontecimentos pontuais ou as memórias sobre o Caminho do Colono.

Os três primeiros colocados que irão receber um computador, tipo “Tablet”, e ainda terão seus desenhos impressos nas capas dos livros sobre o Caminho do Colono são: Dayane Regina Trage (15 anos), de Serranópolis do Iguaçu (Colégio Estadual do Campo Presidente Kennedy), Alexandre Kuhn (13 anos), de Capanema (Escola Estadual do Campo Rui Barbosa), Vitória Morás (10 anos), de Serranópolis do Iguaçu (Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu).

Os outros seis alunos receberão um certificado com a Menção Honrosa pelos desenhos elaborados, sendo eles: Rafaela Camatti Wessler (11 anos), de Serranópolis do Iguaçu (escola Municipal Serranópolis do Iguaçu); Angela Maria Sariolli (12 anos), de Capanema (Escola Estadual do Campo Castelo Branco), Jaqueline Mertz (13 anos, Serranópolis do Iguaçu (Colégio Estadual do Campo Pedro Américo), Karina Bücker (14 anos), de Capanema (Escola Estadual do Campo Castelo Branco), Maurício Rochenbach (14 anos), Capanema (Colégio estadual do Campo Pedro Américo) e Sthephany Rech Kusniewski (12 anos), Capanema (Escola Estadual de Pinheiro).

A coordenação do projeto “Caminho do Colono”, feita pelos professores Antonio Marcos Myskiw e Jaci Poli, agradece o empenho e o envolvimento das escolas, dos professores e dos alunos dos municípios de Capanema, Medianeira e Serranópolis do Iguaçu, que participaram do Concurso. A entrega da premiação, com a apresentação do possível formato das capas dos livros, será em evento específico nos municípios em que os alunos premiados residem, ainda a ser agendado.