Na quinta-feira(28) ocorrerá o lançamento da EXPOSOJA 2019, que será realizada entre 04 e 07 de Abril, no Parque de Exposições “Manoel Lustosa Martins, de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina. A apresentação do evento será no Quedas Park Hotel, às 19h00.

Com o tema, “O Melhor da Nossa Terra, Orgulho do Nosso Povo”, a exposição tem por objetivo divulgar as potencialidades econômicas de Abelardo Luz para todo o Brasil, principalmente o título de “Capital Nacional da Semente de Soja”.

  • Compartilhe no Facebook

O  evento surgiu também com a proposta de resgatar a 1ª Festsoja (Festa Estadual da Soja), que aconteceu uma única vez, em março de 1991, sendo um dos primeiros eventos agropecuários que deu ênfase e destaque à produção de soja do município.

O cultivo de soja em Abelardo Luz começou ainda na década de 1970 quando alguns produtores trouxeram a novidade do Rio Grande do Sul. Logo o grão se difundiu por todos os cantos do município, que por sua terra fértil e generosa, hoje produz uma das melhores sementes de soja do Brasil, titulo reconhecido por lei federal.

A semente produzida no município é cultivada em lavouras das principais regiões produtoras do país, como MT, MS, PR, RS e GO, entre outros estados.

A EXPOSOJA, Exposição-Feira Agrocomercial e Industrial, é um evento do Governo Municipal em parceria com produtores de sementes, CDL, Núcleo de Criadores de Bovinos, Epagri, Cidasc, CTGs, sindicatos, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, cooperativas, associações de produtores e diversas entidades.