• Compartilhe no Facebook

O Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais que visa despertar a consciência cívica nos alunos regularmente matriculados na rede de ensino.

Nesse contexto, o TRE-PR propõe às escolas conveniadas a realização de um processo eleitoral entre seus alunos, como forma de suscitar discussões a respeito de temas relevantes tanto para a convivência escolar quanto para a inserção do aluno em um contexto mais amplo de atuação cidadã.

No município de Palmas, Sul do Paraná, o projeto está sob coordenação e supervisão do Juiz Eleitoral, Dr. Eduardo Ressetti Pinheiro Marques Vianna, e executado em parceria com os Colégios Estaduais Dom Carlos, Monsenhor Eduardo, Quilombola Maria joana Ferreira, Colégio SESI, Câmara Municipal de Vereadores e com apoio do Cartório Eleitoral. A campanha, voltada aos jovens eleitores, visa ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento de todo o processo Eleitoral, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto responsável.

Aproximadamente 750 alunos do ensino médio dos colégios envolvidos participaram nesta semana, de palestras ministradas pelo Diretor da Câmara Municipal de Vereadores, Sr. Marcos Terencio, o qual foi escolhido pelos diretores das escolas para ser o coordenador do grupo de trabalhos e para realizar as palestras de orientação nas escolas envolvidas no projeto. Terencio, que atua há 20 anos na organização de pleitos eleitorais em Palmas e também cursa MBA em Gestão Pública, falou sobre democracia e representação política, envolvendo desde a criação de um partido político, filiação partidária, convenções, propaganda política, até a diplomação e posse dos eleitos.

  • Compartilhe no Facebook

O TRE disponibilizará dos recursos como confecção dos títulos dos eleitores fictícios, urnas eletrônicas, treinamento de mesários e sistema para apuração dos votos. Todas as etapas de um processo eleitoral serão vivenciadas pelos jovens fazendo com que os mesmos possam futuramente, participar de pleitos de verdade, porém com uma visão moderna e séria sobre a política. A cerimônia de diplomação será realizada no fórum eleitoral de Palmas no dia 15 de maio do corrente ano.

A palestra no Colégio SESI, contou com a tradução da linguagem em libras.