Foi lançado na manhã de hoje(06) o Programa Resgate a Infância, no município de Coronel Domingos Soares. A iniciativa do Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria Nacional de Combate à exploração do Trabalho da Criança e Adolescente e Departamento de Educação envolverá alunos dos quintos anos da rede municipal até o mês de agosto.

  • Compartilhe no Facebook

Os materiais foram entregues aos professores na Câmara de Vereadores

O Diretor do Departamento de Educação, Valdir Castanha, informou que a maioria dos municípios da região aderiu ao programa, que visa informar o que pode e as atividades que não podem ser feitas por crianças e adolescentes.

Dentre os afazeres permitidos está, por exemplo, arrumar a cama, enxugar a louça, organizar brinquedos.Não é permitido pela legislação que uma criança seja responsável pela organização completa da casa e sua limpeza; manusear produtos químicos, fogões, trabalhar em fornos de carvão, dentre outras várias atividades insalubres e que não condizem com a capacidade física e psicológica do menor.

Avaliou que pelo convívio diário com as crianças, os profissionais da educação são os primeiros que percebem a exploração do trabalho infantil, até mesmo forçada. Durante o programa serão desenvolvidas diversas atividades e as melhores iniciativas receberão premiações.