O programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi apresentado em Francisco Beltrão na tarde de quarta-feira (24) na sede da Fundação Rotária. O Brasil é um dos países onde o envelhecimento da população é mais acentuado. Hoje são 59,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2030 serão mais de 41 milhões.

Participaram do encontro a coordenadora do programa no Brasil, representante da OMS, Haydee Padilha, a responsável pelo tema pessoas idosas na OMS no Brasil, Karla Lisboa, o prefeito Cleber Fontana, acompanhado da primeira dama Joice, a deputada federal Leandre Dal Ponte, dirigentes de todos os clubes de Rotary e do Lions Clube, secretários e diretores municipais, além de representantes de órgãos estaduais e de diversas outras entidades.

Haydee palestrou sobre o tema. O prefeito Cleber Fontana enfatizou em seu discurso que o município está pronto para aderir ao programa, através de parceria da prefeitura com os segmentos organizados da sociedade. Agora o município buscará a certificação para oficializar a adesão ao programa e expandir ações e programas envolvendo as pessoas da terceira idade.