Aconteceu na noite do dia 10 de maio, uma palestra inaugural de retomada do Programa A União Faz a vida em São João, uma parceria entre Sicredi e Prefeitura Municipal. O evento aconteceu no Auditório Iguaçu, com a presença de 60 pessoas entre educadores, convidados e autoridades. Dentre as autoridades estava o Presidente da Sicredi Iguaçu, Lotário Luiz Dierings, o Prefeito Municipal Altair José Gasparetto, a Secretária de Educação Ivene Regina da Silva, a coordenadora local do programa Monica Casagrande e o Presidente da Câmara de vereadores Clóvis Dias.

Para o Presidente Lotário Luiz Dierings, sozinho ninguém chega a lugar algum, mas todos juntos alcançarão o sucesso. “O Programa A União faz a vida é importante, pois trabalha a educação cooperativa, e os mais beneficiados serão os alunos”, afirma.

O prefeito municipal Altair José Gasparetto, lembrou o início da cooperativa onde foi fundador, elogiando seu crescimento e reafirmando a parceria. “Queremos manter essa parceria, incentivando as práticas de educação cooperativa e ajudar da forma que for preciso”, concluiu.

A Secretária de Educação Ivene Regina da Silva, falou sobre sentir-se emocionada com a retomada do programa e as novidades que ele irá trazer. Dentre eles um incentivo com premiação para os professores que realizarem os projetos, não para valorizar um professor ou um projeto, mas para reconhecer o trabalho deles à frente da formação de crianças mais cooperativas e cidadãs.

O palestrante da noite, Éber Silva Junior, trouxe o tema “Como Estrelas na Terra: Uma boa professora pode marcar para sempre a vida de seus alunos”. A mensagem trouxe a reflexão do papel importante do professor na vida do aluno e ao final ele deixou a pergunta: “Que professor você quer ser?”.

O programa A União Faz a Vida foi lançado em São João em março de 2010, e já realizou vários projetos tendo trabalhando a vivência cooperativa nas escolas.