Parte dos profissionais da Rede Bom Jesus de Comunicação que atuam no setor de jornalismo participaram na última sexta-feira(20) do Seminário: A prática jornalística na cultura de convergência e seu papel na vida da Comunidade”. A temática foi apresentada pela Doutora em Ciências da Comunicação, Ir. Helena Corazza, presidente da Signis Brasil – Associação Católica de Comunicação.

Inicialmente foram revisitados os documentos que tratam da Missão e Valores, Perfil e Personalidade da Rede Bom Jesus de Comunicação e discutidas questões teórico/práticas relativas ao trabalho jornalístico desenvolvido nas emissoras vinculadas à Rede, Rádios Club AM e Horizonte FM em Palmas; Onda Sul FM de Francisco Beltrão e Difusora América de Chopinzinho, bem como do Portal RBJ. Também acompanharam e contribuíram para o debate, o Assessor da Pastoral da Comunicação da Diocese, Padre Valdecir Bressani e o Diretor da Rede, Ademilson Mensor.  Após as questões teóricas,  avaliações institucional e  análises do trabalho desenvolvido, foram apresentadas novas propostas para incrementar o setor de jornalismo da Rede.

Ao avaliar o seminário,  a palestrante e mediadora dos trabalhos destacou que foi muito importante refletir sobre as práticas jornalísticas produzidas nesta região pelas emissoras de rádio e Portal de notícias. “Discutimos o que significa a dimensão social do jornalismo e a necessidade de sempre ampliar o diálogo com a comunidade a partir de notícias que respeitem a realidade e valorizem os direitos e a dignidade humana, como meio de evangelização”. Considerou que a Rede Bom Jesus tem um estilo, um modo diferenciado e um trabalho forte de comunicação visando uma sociedade mais justa e mais fraterna.