Professores de Coronel Domingos Soares participaram na última semana de capacitação pela  metodologia de Arranjo Educativo Local. As atividades ocorreram durante a Semana Pedagógica de preparação ao início das aulas na rede municipal, que atende mais de mil alunos matriculados em 13 escolas.

O Arranjo Educativo Local (AEL) é uma metodologia que propõe uma maior interação da comunidade escolar com o entorno das unidades educacionais, de modo que o processo de aprendizagem não fique apenas limitado ao ambiente da escola.Busca-se identificar instituições e equipamentos de finalidades diversas próximos das unidades educacionais que possam ser utilizados para o aprendizado na prática.

A ação foi desenvolvida pelo Sesi em parceria com a Prefeitura, Departamento de Educação e a Escola Professora Aurora Fabricio das Neves Tortelli, com o intuito de propiciar ambientes de aprendizagem que estimulem o sentimento e a prática de uma comunidade sustentável.

Durante as atividades, os participantes puderam trabalhar com várias temáticas, como o desenvolvimento humano e sustentável e o fortalecimento de laços. Com a capacitação, os professores tornam-se facilitadores responsáveis pela condução e facilitação do processo de aprendizagem nas comunidades e escolas.

Como resultado prático da forma foi lançado o Projeto Leitura, o qual permite que um kit fique disponível em cada escola para que os alunos possam levar para casa e compartilhar a leitura com os pais e familiares. O resultado da ação prevê a elaboração de um plano de ação a ser realizado pela área de educação no primeiro semestre de 2015.