Vereador Aires Tomazonni com o homenageado, Gilberto Martins. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Vereador Aires Tomazonni com o homenageado, Gilberto Martins. Foto de divulgação

Nesta sexta-feira (08) a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou a primeira Sessão Solene do Ano. Na ocasião foi prestada homenagem, com entrega do Título de Cidadão Honorário do município, para o professor Gilberto Martins. O projeto concedendo a honraria, de autoria do vereador Aires Tomazoni (PMDB), foi aprovado por unanimidade em dezembro de 2015.

Gilberto Martins tem 72 anos, é natural de Ponta Grossa, mas reside em Francisco Beltrão a 45 anos, desde março de 1971. Autor da homenagem, Aires relata que os principais feitos do professor Gilberto foram na área de educação. Como também é professor, disse que a iniciativa visa homenagear todos os professores do município.

Gilberto Martins foi jogador profissional no Guarani de Ponta Grossa e Caraumuru de Castro, além de ter sido bancário. Porém, desde que chegou em Francisco Beltrão passou a desenvolver a função de professor,  inicialmente no Colégio Estadual Mário de Andrade. Foi um dos fundadores da extinta Facibel, onde lecionou. Foi o primeiro diretor e coordenador do Colégio Agrícola. Fez pós graduação e mestrado em geografia.

Também desempenhou as funções no Colégio Nossa Senhora da Glória. No colégio Aliança é fundador e professor.  Gilberto integrou a equipe de ensino do Núcleo Regional de Educação por dez anos. Na Unioeste, campus de Beltrão, ministrou aulas de geografia, coordenou o curso durante quatro anos e foi diretor do Centro de Ciências Humanas. Trabalhou como professor por 40 anos, de 1971 até 2012.

O trabalho comunitário também faz parte do seu dia a dia. É membro voluntário da diretoria da AMARBEM (Associação Marrecas do Bem Estar do Menor), e da Associação dos Catadores de Papel. Atua como benfeitor do Mosteiro Nossa Senhora do Carmo e São José. É cursilhista e ministro da eucaristia. Exerceu sua cidadania como jurado no Fórum de Francisco Beltrão.

A sessão de homenagem contou com a participação de todos os vereadores, além do prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB), familiares, amigos e convidados do homenageado.