Em meio a correria do dia a dia e a facilidade de acesso a rede, cada vez mais as pessoas buscam na internet conteúdos variados, tanto para entretenimento quanto conhecimento em geral. Esse foi o motivo que levou o professor da UTFPR Campus de Pato Branco, Ederson Henrique de Souza Machado, a criar um Canal no Youtube.

17202717_175757542928704_8392252150354417093_n
  • Compartilhe no Facebook

(Foto: Arquivo Pessoal)

Criado recentemente, desde o dia 15 de março, o canal é alimentado com um vídeo diário de segunda à sexta, esclarecendo dúvidas em relação à linguagem. Os vídeos possuem cunho divertido, levando conhecimento de forma agradável e sem deixar de atingir o objetivo principal que é ensinar. “Acompanho bastante os conteúdos produzidos por canais de entretenimento do youtube; muitos canais como o ‘Nostalgia’ em relação à história, o ‘Pipocando’ em relação ao cinema, produzem conteúdos muito úteis de forma dinâmica, e engraçada. A minha intenção é mostrar que os conteúdos relacionados à linguagem, à gramática podem também ser ensinados e aprendidos de forma fácil e divertida”, iniciou.

“Uma das convicções do canal é produzir conteúdo para os mais diferentes públicos que, em algum momento ou outro, acabem se deparando com uma dúvida gramatical, uma dificuldade de redação ou curiosidade sobre alguma questão que envolva linguagem. Nesse sentido, há vídeos que podem interessar a estudantes, trabalhadores, de todos os níveis de escolarização. Para tornar-se espectador do canal, basta ter uma curiosidade ou necessidade sobre algum assunto relacionado à gramática, à produção de texto, isto é, à linguagem de maneira geral”, explicou.

 

 

Ele ainda falou sobre o motivo de criar um canal no Youtube. “O surgimento da ‘Best Aulas Ever’ ocorreu, pois, a presença como professor em uma universidade tecnológica muitas vezes nos leva à reflexão sobre como as novas formas de interação, proporcionadas pela inovação tecnológica, podem tornar nossas atividades de ensino mais eficientes. As redes sociais têm um grande potencial de ensino, pois permitem que o estudante busque o conhecimento em tempos e espaços alternativos à sala de aula.”

O professor relatou que a produção dos vídeos trouxe desafios que o tiraram da sua zona de conforto e destacou: “Os dois desafios principais são também a razão da idealização do canal: o primeiro deles é exercitar a criatividade para cinco vezes semanais criar conteúdos novos e de qualidade; o segundo é tentar produzir um conteúdo com uma linguagem e forma de ensinar acessível e interessante aos públicos de todos os níveis de instrução”. 

Acadêmcia de Letras, Letícia Toldo (Reprodução Facebook)
  • Compartilhe no Facebook

Letícia Toldo participa do grupo de pesquisa Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano da UTFPR. (Foto: Reprodução)

A acadêmica de Letras da UTFPR, Campus Pato Branco, Letícia Toldo aprovou a iniciativa do professor. “A princípio, meu contato com os vídeos da ‘Best Aulas Ever’ foi através de alguns compartilhamentos nas redes sociais, mas não tive tempo hábil para assistir. Então, em uma aula de revisão para uma prova de estudos dos signos, alguns colegas sugeriram que o professor gravasse um vídeo sobre o conteúdo em questão. A partir disto, assisti os vídeos para estudar para a prova e acessei os demais. Com temas relevantes e um teor humorístico, os vídeos são ótimos para compreender conteúdos da língua portuguesa.”

Ederson Machado, comentou que o retorno está sendo positivo. É muito bom receber o reconhecimento daqueles que assistem os vídeos, bem como ver os comentários de pessoas de outras regiões do país, que sanaram suas dúvidas por causa do vídeo”. 

Sobre as expectativas para o canal, ele destacou que o objetivo principal aprimorar o conteúdo e a qualidade dos vídeos. “Logo, será inaugurada uma página do facebook ‘Mochileiro das Gramáticas’, que terá o conteúdo vinculado ao do canal. Além disso, em breve, o canal disponibilizará com frequência séries de vídeos específicas, voltadas à preparação de alunos para o ENEM e para vestibulares, bem como voltadas à preparação de profissionais para concursos”.

Ao finalizar a entrevista, ele deixou um convite para os leitores do RBJ: “Acessem o canal Best-Aulas-Ever no youtube e, gostando da ideia, compartilhem os vídeos com alunos, colegas. Não deixem também de se inscrever no canal”, finalizou.

Confira os vídeos e inscreva-se no canal: Best Aulas Ever