Por Evandro Artuzi 

Mais 420 crianças de Francisco Beltrão foram formadas através do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd). A formatura aconteceu na noite desta sexta-feira (03), no Ginásio de Esportes Sarará, na Cidade Norte.
Os formandos participaram do programa neste segundo semestre de 2010 e se somam aos demais 900 alunos formados no final do primeiro semestre. Desde que foi iniciado, o programa já formou mais de 12 mil crianças no município.
O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar e conta com o apoio da administração municipal, através da Secretaria de Educação. A secretária, Olivia Ferrari, destacou a importância do projeto.
Welsley Matheus Gomes foi um dos formados nesta etapa. Para ele, a principal lição do Proerd foi o afastamento dos usuários.
Patrícia Rodrigues, além de se formar, ganhou uma bicicleta o que a deixou ainda mais feliz. Ela conta que aprendeu muito nesse período sobre prevenção e a importância da família.
Patrik Cato reforçou a importância de manter-se distante de quem faz uso de drogas. Além disso, também aprendeu que, se possível, devemos ajudar aqueles que utilizam a abandonar o vício.
Em Francisco Beltrão o Proerd é coordenado pelo Soldado da Polícia Militar, José Adair Brizola, que também fundou a Ong Clube do Proerd. Para ele, cada formatura representa uma conquista a mais, são centenas de policiais mirins prontos para combater as drogas.
O sucesso do Proerd em Francisco Beltrão, através do Clube Proerd, está sendo reconhecido pelo comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Projeto semelhante deverá ser implantado nos próximos meses no Complexo do Alemão.

OUÇA