Com o Centro de Eventos de Salto do Lontra lotado, aconteceu na manhã desta terça-feira, 04, a formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Mais de 200 alunos que freqüentam o 5º ano das escolas da rede municipal de ensino receberam seus certificados. As aulas foram ministradas uma vez por semana pelo instrutor Sargento Kruczkevicz.

Em Salto do Lontra o Proerd é realizado através de parceria da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, Polícia Militar, Associação Garra de Karatê, Escolas, Rotary Club, Conselho Municipal de Segurança e Associação de Senhoras de Rotarianos.

Durante a solenidade houve pronunciamentos de autoridades, revelação dos vencedores do concurso de redação e juramento com o compromisso dos formandos de ficarem longe das drogas.

De acordo com o Sargento Kruczkevicz “o Proerd é um programa maravilho, um programa de Deus, que encaminha nossas crianças para um futuro saudável, longe das drogas e da violência, afinal, é o sonho de todos vivermos num país de paz e alegria” comentou.

O Prefeito em Exercício, Fernando Cadore destacou a importância deste programa. “O Proerd proporciona inúmeros benefícios às nossas crianças, ensinando-as principalmente a dizerem não às drogas. Parabéns a todos que contribuíram para termos mais esta bela formatura” finalizou.

A Secretária de Educação, Geovana Téchio Lopes Belica disse que “ver as nossas crianças receberem este certificado, e mais do que isso, receberem tantos ensinamentos que levarão para a vida, é algo que nos deixa contentes e felizes. Obrigado a todos pela parceria neste programa e parabéns aos formandos” comentou.

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizerem não e de como dizer não às drogas e à violência. Trata-se de um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre Escola, Família e Polícia Militar.

Participaram da solenidade o Prefeito em Exercício, Fernando Cadore, Sub Comandante do Proerd, Tenente Concebatt, Instrutor do Proerd no Município, Sargento Kruczkevicz, Secretária de Educação, Geovana Téchio Lopes Belica, Presidente da Câmara, Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), Vereador Evelázio Ribeiro, Meritíssima Juíza de Direito da Comarca, Divangela Precoma Moreira Kuligowski, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Nivaldo Florentino, Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Luiz Fasolin, Presidente do Conselho Tutelar, Genir Fachinello, Presidente do Rotary Club, Jean Carlo Kuligowski, Professor da Associação Garra de Karatê, Antônio de Morais, Representando o 3º Pelotão da Polícia Militar de Salto do Lontra, Soldado Cristian Vieira, Presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos, Norma Mafra Freiberger, Policial da Patrulha Escolar de Salto do Lontra, Soldado Anater, além de outros policiais militares instrutores do Proerd na região, professores e diretores de escolas, alunos formandos e diversos pais.