Aconteceu em Renascença, no Sudoeste do Paraná, no último dia 18 de outubro a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O programa é realizado pela Polícia Militar, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, em parceria com a administração municipal, através da Secretaria de Educação.

A instrutora do programa foi a Soldado Luciana Savitski que trabalhou com todas as turmas de 5º ano da Escola Municipal Ida Kummer, totalizando 117 alunos formandos. O programa tem caráter preventivo. Após o curso, as crianças saem preparadas e aptas a resistirem às drogas e a violência.

O curso é baseado em um modelo de tomada de decisões assertivas. Os novos proerdianos assumem uma postura confiante, firme, segura e responsável quando sofrem pressões para começarem a usar drogas. Também aprendem como lidar com as frustrações, além de todos os aspectos negativos que as drogas podem trazer a sua vida.

A solenidade de formatura aconteceu no Centro de Eventos Prefeito Geraldo Giacomini de Renascença e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito municipal de Renascença, Lessir Canan Bortoli; prefeito em Marmeleiro, Jaimir Gomes; comandante do Pelotão de Polícia Militar, Sargento Mello Santos, além de policiais e comunidade escolar.

Fotos: Divulgação Polícia Militar