Está agendada para terça-feira(08), às 16h30, a Audiência Pública no Ministério da Agricultura para discutir os problemas enfrentados pelos produtores de maçãs do Sul do país. O ato envolverá representantes dos produtores e deputados federais do PR, SC e RS com a ministra, Kátia Abreu.  O setor está buscando proteção à maçã brasileira contra problemas climáticos e ameaça de importação de produção asiática.

Maçã Fuji produzida em Palmas/PR. Foto: Miranda/RBJ
  • Compartilhe no Facebook

Maçã Fuji produzida em Palmas/PR. Foto: Miranda/RBJ

Conforme o presidente da Frutipar – Associação Paranaense dos Fruticultores, Ivanir Dalagnol, serão tratados temas relacionados aos riscos pela importação de maçã da China; subvenção ao prêmio de seguro agrícola; preservação da situação de erradicação da Cydia Pomonella.

Participarão desta audiência, além dos deputados federais representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados; Associação Gaúcha de Produtores de Maçã; Associação dos Fruticultores do Paraná e Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina.

A audiência da próxima semana vem sendo articulada por parlamentares junto ao Ministério desde o mês de outubro, quando produtores estiveram em Brasília apresentando  preocupação com a possibilidade de entrada no país da maçã produzida na China, o que inviabilizaria totalmente a atividade no país e levaria à erradicação dos pomares nos três estados do sul.