Na manhã de terça-feira, 23, produtores do Jacutinga e comunidades vizinhas participaram de palestra sobre bovinocultura leiteira, proferida pelos médicos veterinários Denise Chiapetti Adamchuk e Ademar Garcia. O evento foi organizado pela Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Reichembach, Prefeitura de Francisco Beltrão e Unibel (União das Associações de Francisco Beltrão). Durante a exposição, várias informações que refletem diretamente na qualidade da produção foram repassadas. O evento contou com a presença do deputado Reichembach e da diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Maria Lucia Matarezi.

A produtora Marilei Sandri Rech, moradora do Jacutinga, gostou  da palestra. Ela diz que cada vez que participa desses encontros aprende alguma coisa para aplicar na propriedade. “Vale muito a pena participar, porque assim aprendemos muitas coisas. Produzimos leite há bastante tempo e, mesmo assim, sempre aprendo algo diferente”, destacou Marilei.

A família de Evaldo José Steimbach se instalou na comunidade de Jacutinga na década de 1950 e pelo menos há 30 anos se dedica à produção de leite. No começo, a produção diária não passava dos cinco litros, agora já chega a 27 litros por dia. O avanço em produtividade só foi possível graças aos investimentos em tecnologias e na participação em capacitações. “Esse aumento só foi possível porque tivemos as informações necessárias para termos esse crescimento. São mais de 30 anos participando de capacitações e apostando em tecnologias para chegarmos nesse patamar”, explicou.

Nelson Parizotto, morador da Linha Santo Isidoro, acredita que o leite produzido no Sudoeste pode competir no mercado externo. Para isso, basta ter organização e paciência. “O pessoal de outros países está há muito mais tempo trabalhando com produção de leite e nós, do Sudoeste, estamos praticamente começando agora. Mas no futuro nós poderemos competir com eles, já estamos nos preparando para isso”, enfatizou.

Próximas palestras – A Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva, Prefeitura de Beltrão e Unibel já programaram próximas palestras para ser realizadas no interior do município. Nesta quinta-feira, às 09h30min, será no Km 20 e, no dia 30, terça-feira da semana que vem, no Assentamento Missões.

Telefonia e energia elétrica – Muitos dos produtores presentes interpelaram o deputado Reichembach a respeito das oscilações do sinal de celular e de energia elétrica. O deputado destacou que vai manter contato com as operadoras de telefonia e com a Copel para melhorar esses problemas.