As cooperativas filiadas à Central Aurora Alimentos e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, reuniram-se em Chapecó, oeste catarinense, na última semana, para a definição dos programas a serem executados na área da produção leiteira em 2015. Na oportunidade, foram discutidas as adequações do Programa Leite Legal, cujo objetivo é capacitar os produtores para atingir os parâmetros mínimos de qualidade do leite exigidos pela Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura (MAPA). Conheça -> SENAR – Produção de leite conforme IN 62

De acordo com a coordenação do Senar/SC, entre julho de 2013 e novembro de 2014, foram realizados 436 treinamentos. A previsão é que sejam realizados mais de 300 no próximo ano. O foco é orientar o produtor nas etapas de manejo da ordenha, higiene, refrigeração do produto. Além disso, os transportadores também são treinados.

O Sistema também prevê a implantação de um novo treinamento (“Assistência Técnica e Gerencial”) de extensão rural e capacitação para produção, transporte e beneficiamento do leite. A ação contará com recursos do Ministério da Agricultura e será executado nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

O público-alvo formado por médios produtores rurais de leite, com meta de serem atendidos 855 em dois anos. A área de atuação no estado catarinense será em 63 municípios da região oeste: Abelardo Luz, Anchieta, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Chapecó, Coronel Martins, Concórdia, Coronel Freitas, Cunha Porã, Cunhataí, Descanso, Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Formosa do Sul, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Ipuaçu, Ipumirim, Iraceminha, Irati, Itá, Itapiranga, Jaborá, Joaçaba, Jupiá, Lindóia do Sul, Luzerna, Maravilha, Mondaí, Nova Erechim, Novo Horizonte, Ouro Verde, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Peritiba, Pinhalzinho, Piratuba, Planalto Alegre, Quilombo, Rio das Antas, Riqueza, Salto Veloso, Santa Terezinha do Progresso, São Carlos, São Domingos, São João do Oeste, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, Tigrinhos, Treze Tílias, Tunápolis, União do Oeste, Vargeão, Xavantina, Xaxim.