Os produtores de soja da região já plantaram aproximadamente 90 por cento da área total prevista para a safra 2014/2015.  A previsão é de que até o final deste mês já esteja concluída a semeadura nos trezentos mil hectares nos 15 municípios vinculados ao Núcleo da Seab – Secretaria da Agricultura e Abastecimento de Pato Branco.

Conforme o engenheiro do DERAL – Departamento de Economia Rural, Josemar Banach Fonseca, alguns produtores interromperam o plantio esperando a chuva, que está prevista já a partir desta quarta-feira(19). Outros, mesmo com certa estiagem na região, deram sequência orientados pelas previsões meteorológicas.

Explicou que mesmo com a diminuição do ritmo, os produtores estarão encerrando o plantio de forma antecipada em relação as safras anteriores. “Com o emprego de equipamentos mais modernos que rendem mais e aceleração da colheita do trigo, abriu uma janela de plantio antecipado”, explicou Fonseca. Pelo histórico regional, normalmente o plantio se estendia até o dia 10 de dezembro e neste ano a previsão de que todas as lavouras já estejam semeadas até o final do mês”, disse ele

Os técnicos do DERAL estarão realizando uma série de reuniões com produtores para avaliações e projeções da safra de soja. Entretanto, dados atuais apontam que a região deverá ter colheita recorde com a produção de um milhão de toneladas do grão nos 15 municípios da região.