Por Larissa Mazaloti

Fonte: Assessoria da Administração Municipal

A secretaria municipal de Agricultura, em parceira do Senar e Emater, encerraram as atividades do curso de Competência em Bovinocultura do Leite. No ato de encerramento estiveram presentes representantes do Senar nacional, estadual, regional e local e a secretária municipal de Agricultura, Denise Adamchuk, que participaram, junto com técnicos e produtores, de um almoço de confraternização.

De acordo com Denise, viabilizar este curso para os produtores beltronenses faz parte do esforço da secretaria em profissionalizar o produtor. “É a profissionalização que desejamos para o produtor, para ele aplicar na propriedade. Já somos referência em produção leiteira, agora queremos menos custos de produção, para tornar as propriedades economicamente viáveis”, acrescenta a secretária.

Francisco Beltrão é a primeira cidade do Paraná a receber este curso. Para o técnico do Senar de Curitiba, Alexandre Blanco a escolha por Beltrão foi devido à proximidade com a administração municipal, expressividade da bacia leiteira, perfil das propriedades e proximidade com instrutor qualificado. “Treinamos quatro técnicos e os quatro são de Francisco Beltrão”, explica Blanco.

O curso, de 376 horas aulas, apresentou conteúdos teóricos e também aulas práticas em propriedades da região.