Por Evandro Artuzi 

 

O excesso de chuva registrado em Francisco Beltrão nesta sexta-feira (19/08), mais de 150 milímetros, deixou mais de 200 casas alagas e também muitos prejuízos a população. Além de móveis e eletrodomésticos, são registrados prejuízos na agricultura e a depredação das estradas rurais. Também são contabilizados prejuízos na produção de hortaliças.
No Bairro Júpiter, o produtor Milton dos Santos e família teve uma perda de aproximadamente R$ 8 mil. Segundo ele, as estufas de sua propriedade alagaram no início da tarde desta sexta-feira (19/08). Água veio de um córrego que passa nas proximidades, no qual existe uma barragem que evita o escoamento da água.
Milton contou à reportagem da Onda Sul FM, de Francisco Beltrão, que manteve por diversas vezes contato com a administração municipal solicitando a destruição da barragem, o que solucionaria o problema, mas ninguém fez nada. O produtor afirmou que na enchente de 2010 os prejuízos foram ainda maiores, aproximadamente R$ 25 mil.
Além das estufas, a água do córrego atinge também residências próximas. Os moradores do local esperam que depois de mais esse incidente a prefeitura, através do departamento de urbanismo, providencie de fato a remoção da barragem, evitando novos problemas.