Assis reunido com o representante da Justiça Federal e lideranças locais. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Assis reunido com o representante da Justiça Federal e lideranças locais. Foto de divulgação

“Um marco histórico para a Advocacia Geral da União”. Foi com essas palavras que o procurador, Valmar Rocha Brito Junior, definiu a conquista. Através de uma emenda individual do deputado federal Assis do Couto, no valor de R$ 500 mil, a Procuradoria Federal instalada em Francisco Beltrão será a primeira do Brasil a ter uma sede própria. O ofício da emenda foi entregue ao procurador, na última sexta-feira (04), durante uma reunião realizada no escritório do deputado. O escritório está localizado em frente à Praça da Igreja Matriz, Francisco Beltrão, e aberto para receber toda a comunidade.

Participaram da entrega do ofício de emenda, além do deputado e do procurador, o deputado estadual, Nelson Luersen, o presidente da Unicafes (União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Luiz Possamai, e autoridades de Francisco Beltrão, como Jocemar Madruga, e o presidente do PDT, Ademir Pazzetti.

“Este ofício significa a permanência da unidade em Francisco Beltrão, que estava em vias de ser extinta”, lembrou o procurador Valmar. “Em parceria com o poder público local, que disponibilizou um terreno, teremos a garantia de emprego para os 17 funcionários que trabalham aqui e também o auxílio para toda a comunidade, pois a procuradoria federal, dentre as autarquias defendidas, está o INSS, que representa o maior litigante deste País. Facilita o acesso à justiça e também o parcelamento de dívidas tributárias, não tributárias”, acrescentou.

“A Advocacia Geral da União tem um papel importante não só para Francisco Beltrão, mas para toda a região Sudoeste do Paraná. E nós fomos ameaçados com a extinção deste órgão aqui em razão, principalmente, da situação precária das instalações que eles utilizam, hoje”, reiterou o deputado federal.

Assis diz que se sente feliz por auxiliar, também, na garantia dos 17 empregos dos servidores federais que trabalham na autarquia. “Garantimos uma emenda parlamentar que pudesse, a exemplo do que já fizemos no INSS em vários municípios e nos fóruns eleitorais, poder construir com emenda parlamentar uma sede própria para eles em Francisco Beltrão. Aí, então, eles poderão ficar definitivamente atendendo Beltrão e região”, acrescentou.

Primeira do Brasil

O deputado disse que já recebeu ligações, inclusive da Procuradoria Federal, em Brasília, agradecendo a emenda. “Eles disseram que este será o início de muitas outras parcerias para construção de sedes próprias no Brasil. Vamos ficar na história. Nosso mandato será lembrado como aquele que deu o passo inicial na construção das estruturas próprias da Procuradoria Geral da República no interior do País”, afirmou.

O procurador Valmar lembrou que nem o município de São Paulo tem uma sede própria. “Mas Francisco Beltrão terá”, comemorou.

Construção do prédio

De acordo com o procurador, o projeto arquitetônico já existe e a sede vai melhorar o trabalho, dar mais conforto aos servidores. “Também temos a possibilidade de ampliação dos serviços, inclusive abrindo a possibilidade para que outros órgãos venham para Francisco Beltrão. A Procuradoria Seccionada da Fazenda Nacional já demonstrou interesse”, concluiu.