Com uma média de 600 atendimentos por mês, o PROCON (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Palmas, Sul do Paraná, é um órgão que tem se tornado cada vez mais conhecido, atuando na defesa dos direitos do consumidor. Nesta terça-feira (15), é comemorado o Dia do Consumidor, data criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas também que as empresas e lojas lembrem do compromisso em respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. Caso esses direitos não sejam preservados, o PROCON entra em ação.

Conforme a coordenador do órgão em Palmas, Madeleine Sangali, o PROCON atua na esfera administrativa, de forma conciliatória, visando acelerar um processo que poderia se estender por um longo período na esfera judiciária. Destacou que o PROCON atua em toda as áreas que houver relação de consumo, trabalhando também com renegociação de dívidas, refinanciamentos, restrição ao nome em serviços de proteção ao crédito, entre outras ramificações do direito do consumidor.

Destacou que em Palmas, os serviços de telefonia são os campeões de reclamações, seguida de produtos que apresentam defeito após a compra e as televisões por assinatura. De acordo com ela, ações na área de telefonia apresentam uma certa dificuldade para negociação. Por outro lado, aponta que em casos de produtos defeituosos, a agência do PROCON tem obtido sucesso em quase 100% dos casos.

A agência do PROCON Palmas está localizada na Rua Coronel José Osório, 833, no Centro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30. Telefone para contato é o (46) 3262-2735.