O estilo Pin Up tem aumentado e se tornado tendência, inspirando não somente mulheres como também o mercado nacional que tem investido muito no segmento vintage e retrô. No dia 20, o fotógrafo Rafael Mello, concretizou um projeto com essa temática, sendo o primeiro a ser realizado na região. Seis mulheres de Beltrão, Renascença, Marmeleiro e Pato Branco, protagonizaram o ensaio que não seguiu padrões de beleza, tornando-o ainda mais interessante.

251
  • Compartilhe no Facebook

Maiara Silva, Tatiana Ribas, Suzana Morcelli, Jéssica Oliveira, Rafaela Pires e Dayane Stumpf

“As protagonistas para esse ensaio foram escolhidas principalmente por possuírem afinidades com o estilo, que tem uma pegada mais sensual. Sendo fundamental para conseguir o resultado esperado, que a modelo ficasse à vontade, então esse foi o primeiro critério, depois disso, verificamos a disponibilidade das candidatas e selecionamos as nossas seis protagonistas”, conta Rafael Mello sobre a escolha de cada uma das participantes. 

Esse é o primeiro ensaio com a temática Pin Up que acontece na região e contou com um diferencial. “Escolhi para participar desse projeto mulheres que não são modelos profissionais, mas contam com uma uma beleza única, elas esbanjaram simpatia, e foram fundamentais para alcançar esse resultado”, explica o fotógrafo. O ensaio aconteceu no Bella Centro de Eventos, em Francisco Beltrão.

Foi necessária uma pesquisa sobre a temática para realizar o ensaio. A atmosfera vintage é o ponto forte do look das Pin Ups, que ornam penteados bem definidos com delineador marcado e lábios em tons fortes. Os cabelos possuem bastante volume, ondas e cachos bem marcados e topetes perfeitamente alinhados e polidos. Além dos vestidos rodados, armados, decotes coração ou retos, típicos da década de 40. “Quando tive a ideia, comecei a pesquisar e fui acreditando cada vez mais que estava no caminho certo. Esse estilo é encantador, tanto que ao convidar a equipe que esteve comigo, eles de forma unânime expressaram o desejo de fazer parte da realização desse projeto”, frisa Mello.

Jéssica Oliveira foi a responsável por produzir todos os looks do ensaio
  • Compartilhe no Facebook

Jéssica Oliveira foi a responsável por produzir todos os looks do ensaio.

Entre os desafios para colocar em prática o projeto, ele destaca a dificuldade com os looks. “Alguns looks estão disponíveis na internet, mas apenas para compra e eu queria algo sob medida e exclusivo.” Durante a seleção das candidatas a participarem do ensaio, Rafael teve contato com a estudante Jéssica Oliveira, que além de vivenciar o estilo, produz as peças que utiliza. “A Jéssica vive 24 horas o estilo, ela se veste no estilo, ela ama isso. No momento em que ela começou a falar sobre o que pretendia fazer, falando sobre o assunto eu tive noção do conhecimento dela com a temática. Fiz o convite para que ela desenhasse cada peça, deixando-a livre para escolher cores, tecidos e também acessórios”

Ao todo foram 12 looks produzidos especialmente para o ensaio. “Eu tive total confiança no trabalho da Jéssica e ela superou minhas expectativas, todas as peças foram criadas apenas com as medidas das meninas, sem nenhuma prova e no dia ficou tudo perfeito, ela é fantástica. ”

O interesse por realizar ensaios com temáticas diferentes se dá ao fato de Rafael viver em constante evolução com sua fotografia. “Eu não quero ser apenas um fotógrafo de apenas um estilo, como o casamento por exemplo. Procuro estar em constante busca por novos horizontes, desafios nesse incrível mundo que a fotografia disponibiliza. ”

Eu me cobro todos os dias, não consigo ficar na mesmice. Quero estar em constante evolução, assim como meu cliente deseja ver minhas fotos em constante evolução. (Rafael Mello)

 

Cabelo e Maquiagem

A cabelereira Gabi Tesser foi a responsável pelos penteados e contou que ficou feliz com o resultado. “Fiz uma pesquisa sobre os principais estilos de cabelos das Pin Ups, por não ser um trabalho que realize constantemente. No dia, pude analisar o cabelo de cada uma das seis modelos e dizer o que poderia ser feito levando em conta comprimento e volume do cabelo. Elas ficaram lindas, foi extremamente gratificante ver o resultado. ”

O processo de produção de cada modelo levou em média de 1h30 à 2 horas. A maquiadora Dircéia Cristina, conta que a make foi focada nas principais características do estilo. “Essa é uma make onde o aspecto principal é o olho de gatinho e a boca bem marcante. Para a produção das meninas, eu utilizei o delineador com duas camadas, finalizando com olho de gatinho, um traço mais grosso mesmo, mas apenas na parte de cima e finalizei com batom em tons fortes. ”

 

Confira alguns cliques do ensaio: