Foto: Eduardo Cecatto.
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Eduardo Cecatto.

Nesta quarta-feira (14), aconteceu a Primeira Festa do Prato Típico – Frango com Polenta e Codorna, evento que marcou as festividades de 61 anos do município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná.

+ Chopinzinho comemora 61 anos nesta quarta-feira

O almoço promovido pela Associação Municipal dos Avicultores de Chopinzinho-ASMAC, Administração Municipal, Paróquia São Francisco de Assis e Rotary Club Chopinzinho e Chopinzinho Iguaçu, reuniu 650 pessoas no Centro Comunitário da Igreja Matriz.

Segundo os organizadores, a “Festa do Prato Típico – Frango com Polenta e Codorna” será realizada todos os anos no aniversário da cidade.

Origem do prato típico.

Chopinzinho se tornou um polo na avicultura de frango de corte. Segundo dados da Secretária de Estado da Agricultura e do Abastecimento e Departamento de Economia Rural – DERAL, no ano de 2015 o setor avícola no município ocupa o 1º lugar no PIB (Produto Interno Bruto).

Hoje Chopinzinho é o primeiro em produção no município e o segundo no Sudoeste, onde seu produto é exportado para mais de 142 países. O valor comercializado em 2015 girou em torno de R$ 102.859.875,03 (cento e dois milhões, oitocentos e cinquenta e sete mil, oitocentos e setenta e cinco reais com três centavos).

Para Juarez Pompeu, Vice presidente da ASMAC, diante de tamanha importância que o setor avícola representa no PIB do município, foi que a Associação sugeriu esta homenagem com a criação da Festa do Prato Típico – frango com polenta e codorna. Já foram realizadas três edições da festa para os associados da ASMAC e alguns convidados, e devido a aceitação dos participantes foi que surgiu a ideia de expandir a nível de município.

Segundo Juarez, a questão da codorna na confecção do prato foi através de uma parceria com a BRF, a qual cedeu a ave para incrementar o prato e no futuro se tem a intenção de realizar a criação desta ave no município.

Nós temos o nosso parceiro que é a BRF que é muito forte na criação da codorna em Santa Catarina, e conversando com eles prontamente se identificaram e se prontificaram de ceder a codorna para o evento de Chopinzinho. Queremos ver mais tarde se tiver algum interessado, vamos ver a parte técnica e a demanda para que se crie a codorna aqui em nosso município.                                                                       (Juarez Pompeu).

 

No mês de março deste ano, foi aprovado pela câmara de vereadores o projeto que institui no calendário de festividades do município a “Festa do frango com polenta e codorna”, projeto este de autoria da Associação Municipal de Avicultores de Chopinzinho – ASMAC.

Também em março, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), apresentou o Projeto de Lei 86/2016, que insere a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Fotos: Eduardo Cecatto.