A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou à zero hora desta quarta-feira (14) a Operação Corpus Christi no âmbito da Segunda Delegacia (Pato Branco).  A operação segue até a meia-noite de domingo (18). No mesmo feriado do ano passado, foram registrados 15 acidentes no trecho sob responsabilidade desta delegacia, com registro de seis feridos e um óbito.

Este ano, a segunda delegacia reforçará o policiamento, por meio da alocação de equipes extras em atividade e fazendo emprego de radares.

Como em feriados anteriores, a PRF priorizará ações de fiscalização para coibir o excesso de velocidade, as ultrapassagens irregulares e a embriaguez ao volante. Essas três condutas estão entre as principais causas de acidentes graves.

Veículos de carga com autorizações especiais de trânsito não poderão circular em rodovias federais de pista simples na quinta-feira (15), das seis horas ao meio-dia, e no domingo (19), das 16 horas às 22 horas.

Entre as condutas recomendadas pela PRF aos motoristas para evitar acidentes estão respeitar as leis e as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade; fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobrar os cuidados, manter sempre os faróis ligados com a luz baixa e reduzir a velocidade.